Frequência escolar

Autora: professora Andréia Lúcia Muler, 4ºA

Atenção! Chamada! Quem veio? Quem faltou? Qual será o motivo?

Estas perguntas fazem parte do cotidiano escolar e na escola Plácido Cardon, no bairro da Ronda não é diferente.
Foi pensando nesta questão tão importante, que os acadêmicos Franciele da Cunha, Laysa Lima e Sergio Kirylowicz, do curso de Pedagogia da Unisecal ,que fazem estágio na escola da disciplina de Gestão escolar, juntamente com a coordenação pedagógica, fizeram um levantamento do número de faltas dos alunos de toda a escola e os principais motivos dessas faltas e usando esses dados, desenvolveram uma atividade com todas as turmas.

Utilizando a história do livro A parte que falta, do autor Shel Silvertein, realizaram uma dinâmica mostrando que para a escola ficar completa é preciso que todos os alunos estejam presentes todos os dias e que as faltas precisam sempre ser justificadas pelos pais ou responsáveis. 

Eles colocaram para os alunos que quando há a falta todos perdem: A professora perde porque ela conta com a presença de todos quando elabora seu planejamento, o aluno perde não só o conteúdo do dia, mas ele perde de estar entre amigos, de fazer novas amizades, de ter novas experiências, de adquirir conhecimento e a família também perde,pois seu filho deixa de se desenvolver cada vez mais. Todo dia de aula é um dia novo! A escola é viva, tem movimento, novidades, nenhum dia é iguala ao outro.

Eles também confeccionaram um semáforo do compromisso onde a professora diariamente colocará o nome dos alunos presentes e ausentes a ao fim do mês sairão os alunos destaques ou seja aqueles que tiveram 100% de frequência.

A escola precisa estar sempre criando estratégias para melhorar a frequência dos alunos, pois infelizmente este problema ainda existe, principalmente no período de mais frio. De acordo com os acadêmicos e professores" é preciso conscientizar a família e o próprio aluno que ele deve vir todos os dias para a escola."
Há também na escola um mural de controle da frequência escolar de todas as turmas

Num rapido levantamento, com os próprios alunos,foram apontados os principais motivos de faltas: doença (Com atestado médico ou sem), dentista, vacinação, atrasos (famoso perdi a hora), passeio com os pais ou responsáveis, chuva e tantas outras vezes simplesmente Não há nenhuma justificativa.

Fotos aluna Maria Eduarda Maciel da Luz

Vídeo da aluna Giovanna Beatriz Migdalski









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos juntos na conscientização da Dengue

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher