Todos juntos na conscientização da Dengue

Professora Adriane Stremel Maucoski, 4° ano B. Escola Municipal Professor Plácido Cardon


A atividade sobre a Dengue iniciou com uma conversa sobre os casos de dengue que estão surgindo na nossa cidade.

Iniciamos a atividade com uma roda de conversa sobre o tema, o qual as crianças falaram sobre o que sabem sobre esta doença, prevenção e sintomas.

O objetivo de trabalhar com os alunos sobre essa doença é que nessas épocas de chuva aumenta a proliferação do mosquito, visto que as pessoas se acomodam para fazer as limpezas e evitar a proliferação do mosquito. Explicado aos alunos que o mosquito usa esses ambientes para depositar seus ovos, assim a quantidade de mosquito cresce muito aumentando as chances destes entrarem em contato com pessoas doentes e se contaminarem, tornando um propagador dessa doença e que a dengue é uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas incluem febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Manifestações hemorrágicas, quando ocorrem, podem indicar um caso mais grave da infecção devendo consultar um médico e não se automedicar.

Dando sequência na atividade os alunos assistiram um vídeo sobre “As doenças do Aedes”e com as informações obtidas criamos um texto coletivo em que os alunos puderam contribuir para a sua aprendizagem.

Os alunos formaram duplas e foi confeccionado cartazes informativos. Cada grupo pensou na frase que mais chamaria a atenção no seu cartaz, associado a representação do desenho. Com isso pensando na conscientização de manter ações para o combate a Dengue os alunos chamam à atenção para as informações usadas para serem anexados e vistas na Escola.

A partir dessas informações vejo que os alunos podem prestar esse serviço em sua casa ou na comunidade onde vivem, praticando assim a sua cidadania. Com a colaboração de todos na luta para combater o mosquito da dengue, tomando as medidas necessárias e cada um fazendo a sua parte, vamos combater o mosquito.

Sendo assim a responsabilidade é de todos e o mosquito da dengue não vence essa luta.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frequência escolar

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher